Drenagem Pós operatória - O que esperar?


Cada cirurgia plástica exige cuidados específicos no pós-operatório, já que os procedimentos cirúrgicos podem deixar lesões cutâneas, como hematomas, dor, danos aos vasos e sensibilidade na pele. Também é normal que, após cirurgia, ocorra uma maior retenção de líquidos e, consequentemente, inchaço. Nestes casos, um dos tratamentos mais eficazes é a drenagem linfática,

A drenagem linfática pós cirúrgica ajuda a reduzir o tempo de cicatrização da lesão, além de tratar edemas e dores provenientes do processo. No caso de cirurgias plásticas, é indicada pelos próprios cirurgiões como tratamento complementar, até porque ajuda a otimizar os resultados.

O procedimento visa reduzir o inchaço do corpo, com a retirada rápida de líquidos que se acumulam pelo organismo. Além disso, melhora a circulação, aumentando a capacidade do corpo de absorver os hematomas. Outro ponto importante a ser citado é que a drenagem linfática pós cirúrgica ajuda a evitar fibrose e tratá-la, principalmente em casos de lipoaspiração e abdominoplastia.

Os benefícios da drenagem são:
- Reduzir inchaço
- Aumentar oxigenação dos tecidos
- Prevenir aderência após cirurgia-plástica
- Eliminar toxinas dos tecidos
- Melhorar a circulação sanguínea e linfática
- No mínimo, devem ser feitas dez sessões de drenagem linfática, podendo chegar a trinta sessões o tratamento total, sempre em dias alternados e cada sessão deve durar cerca de uma hora.

A DLM não traz risco algum para o paciente de pós-operatório de cirurgias plásticas, somente se for mal aplicada, sendo utilizada muita força, rapidez excessiva, ou então direção errada.

As contra indicações da DLM no Pós-Operatório de Cirurgia Plástica incluem tumores malignos, tuberculose, infecções agudas, reações alérgicas agudas, edema sistêmico de origem cardíaca e insuficiência renal.

0 Comments