Drenagem Gestacional - O que esperar?


 No período gestacional, o organismo feminino sofre extensas adaptações para acomodar o feto, elas são detectadas nos sistemas reprodutor, endócrino, renal, cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, dermatológico e musculoesquelético (BURTI et al., 2006).

Durante a gravidez é necessário que o corpo da gestante sofra alterações para o crescimento e desenvolvimento perfeito do feto. Todavia, essas alterações são acompanhadas de dores e limitações em suas atividades rotineiras. Os conhecimentos das alterações ocorridos durante a gestação são fundamentais para possibilitar a distinção do que é fisiológico para a gestante do que é patológico.

O edema e a congestão de tecidos do trato respiratório superior começam cedo na gestação devido às mudanças hormonais. Quase todas as glândulas endócrinas são sexuais e as da mãe também reagem acentuadamente na gravidez. Isso resulta em grande parte do aumento da carga metabólica imposta à mãe, mas também, até certo ponto, dos efeitos dos hormônios placentários sobre a hipófise e outras glândulas. As gestantes habitualmente apresentam um aumento em até duas vezes da secreção de aldosterona, cujo nível máximo é alcançado durante a gestação.

A duplicação de aldosterona gera o aumento de estrogênio fazendo com que a mulher grávida normal tenha tendência a reabsorver quantidades excessivas de sódio pelos túbulos e, portanto, a reter líquidos, resultando, por sua vez, em hipertensão durante a gravidez e desordem no sistema linfático. No sistema linfático a linfa é reabsorvida por vasos linfáticos distribuídos em todo o corpo e denominados capilares linfáticos ou vasos linfáticos iniciais. Estes desembocam em vasos que transportam a linfa e são denominados pré-coletores ou pós-capilares, que, por sua vez, desembocam nos coletores.

As gestantes se queixam que seus pés se tornam edemaciados no período da gravidez, haja vista que estas modificações podem ser explanadas pelo acréscimo de fluído e/ou gordura, ou pelas alterações nos ligamentos, devido ao peso extra carregado, ou alterações do tecido conjuntivo provocadas pela ação dos hormônios (RIBAS, 2006)

Em gestante, a drenagem linfática manual é realizada principalmente nos membros inferiores, sendo importante salientar que, as manobras utilizadas na drenagem linfática são superficiais, continua e de maneira rítmica. Ele é mais comum nos pés, tornozelos e pernas, mas também pode ocorrer no rosto e nas mãos. Referente ao edema, a drenagem linfática manual pode ser considerada uma técnica de massoterapias eficazes para a sua diminuição, pois favorece o esvaziamento do aumento de liquido nos espaços intersticiais.

0 Comments