Quem é Albert Leduc?


O Dr. Albert Leduc, belga, doutor em Linfologia, Drenagem Linfática Manual e reabilitação de Câncer de mama, é o presidente fundador do método, que leva seu nome, DRENAGEM LINFÁTICA LEDUC METHOD, além de presidente de honra da Sociedade Europeia de Linfologia. O Prof. Dr. Olivier Leduc é professor da Universidade Livre de Bruxelas.


O Dr. Albert Leduc, belga, doutor em Linfologia, drenagem linfática manual e reabilitação de câncer de mama, é o presidente fundador do método, que leva seu nome, DRENAGEM LINFATICA LEDUC METHOD, além de presidente de honra da Sociedade Europeia de Linfologia.

O Método Leduc, entende a Drenagem linfática como uma técnica utilizada para favorecer a circulação de retorno, drenando os líquidos excedentes que banham as células e mantendo o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais, sendo também responsável pela eliminação das toxinas provenientes do metabolismo celular.

Navegantes, Corrêa e Santos (2016), com base nos estudos de Leduc e Leduc, destacam que esta técnica consiste em cinco movimentos combinados entre si, formando um sistema de massagem que corresponde à drenagem de linfonodos, círculo com os dedos, círculo com o polegar, movimentos combinados e pressão de bracelete. Obedecendo a direção do fluxo linfático, as manobras podem ser executadas de dois modos: evacuação e captação. De forma mais específica, o método se constitui de manobras superficiais que drenam apenas tecidos, sem executar manobras voltadas para as articulações ou vísceras. Sobre a ordem das manobras, utiliza-se o sentido proximal/distal, seguido de distal/proximal sem utilizar deslizamento (NAVEGANTES; CORRÊA; SANTOS, 2016).

A técnica de Leduc, preconiza que não há razão em estimular a cisterna do quilo (LEDUC; LEDUC, 2007).

Borges (2006) relata a utilização desses cinco movimentos, que são:

- Movimentos circulatórios com os dedos: feitos de maneira circular, nos quais a pele é deslocada, por uma pressão suave e progressiva, sem ocorrer fricção (Figura 13).

 - Movimentos circulatórios com o polegar: feito da mesma maneira que a anterior, porém utilizando o dedo polegar que possui grande mobilidade

- Movimentos combinados: feito por meio da combinação dos dois movimentos situados acima

- Bracelete: realizado quando o local a ser drenado pode ser envolvido pelas duas mãos. O movimento inicia-se sempre na região proximal, e conforme ela for sendo evacuada, as mãos seguem distalmente, realizando a pressão em direção à região proximal.

Após um movimento de compressão, tem-se a fase de relaxamento.  Leduc também associa em suas técnicas o uso das bandagens elásticas, dos exercícios normais (caminhadas, academia, entre outros) e da pressoterapia.

0 Comments