Mitos e verdades da Drenagem Linfática


Eu sei que hoje a estética sofre com mil marketing, onde tentam colocar funções e fakes dentro do protocolo como venda. Então hoje resolvi trazer para vocês aquela historinha de verdade e mentira dentro da Drenagem Linfática! Espero que gostem e que esclareçam a duvida de vocês relacionado ao protocolo milagroso de emagrecimento.

1- A drenagem melhora a celulite?

Sim! Mas não sozinho! A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada fora da celula, Com essa estimulação, há uma diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxando o corpo e aumentando o metabolismo do local tratado.  Por isso, quando há uma melhora da circulação da linfa, há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspecto da celulite.

2- A drenagem emagrece?

Não. Sempre chegam clientes com essa ideia de emagrecimento por Drenagem. Como o próprio nome já diz: DRENAgem. O método foi criado e até hoje funciona com um único objetivo: drenar os líquidos em áreas do corpo. Essa drenagem auxilia em outros fatores, como melhorar o sistema imunológico, ser um complemento para tratamento de celulite, enxaqueca, sintomas de TPM.
Em outro post eu citarei todas as funções dele. Mas em nenhuma ele se torna um protocolo emagrecedor.
O que pode acontecer é o paciente ter muita retenção líquida, e no momento final da drenagem, ele se sente mais enxuto, com diminuição de medidas abdominais. O que ele perde nesse momento é líquido que foi drenado, mas não envolve gordura. A drenagem é superficial e não seria capaz drenar gordura. Essa drenagem já ocorre automaticamente em nosso corpo, porém bem mais lento, o que fazemos como profissional é acelerar esse processo .

3- A drenagem dói ou deixa hematoma?

Em nenhuma hipótese a drenagem deve doer. Ao contrário. Sempre comparo e ao relaxamento da massagem relaxante. A drenagem feita é através de um sistema de vasos e canais muito superficiais, localizados logo abaixo da pele.
Então pra que ser brusco a ponto de deixa dolorido e com hematomas o local?
A drenagem já ocorre automaticamente pelo corpo, o que faremos e acelerar esse sistema, a pulsação de uma artéria, já faz essa linda ser drenada ( para que vocês tenham noção de como é algo sutil ).
Pressões fortes de mais na drenagem ou em qualquer protocolo podem romper os capilares e vasos. .
Para saber fazer uma boa drenagem e preciso saber sua anatomia e fisiologia do corpo.

4- A drenagem sai no xixi?

Não. Não é o líquido da drenagem que sai no xixi, nem a gordura. Nem sempre depois da sessão você vai querer fazer xixi. ( Quem inventou isso?)
O sistema linfático é um sistema auxiliar do sistema circulatório, onde ajuda na remoção de líquidos, metabólitos, toxinas..
Depois de passar pelos sistemas e ser filtrada, o líquido percorre os vasos mais finos até os mais calibrosos, retornando até a circulação sanguínea.
Todo sangue passa pelos rins onde é filtrado, e essa filtração é que remove toxinas e resíduos, e esses sim são eliminados na urina.
Logo se você tem uma maior retenção líquida, o volume sanguíneo aumenta no final, a filtração é maior, por isso você acaba eliminando uma maior quantidade de urina.

5- A drenagem diminui medidas?

Sim! Mas vamos com calma! Tudo depende de uma boa avaliação e não é permanente tá!
Vamos lá...Na maioria das vezes chegam inúmeros clientes já com protocolos prontos, até pelo whatsapp:
- Quero fazer drenagem linfática. Quanto é a drenagem ? Preciso emagrecer...
Minha resposta é sempre: Então..vem cá, marca uma avaliação comigo, pra vermos o melhor protocolo para você! E conversamos sobre os protocolos.
Apesar da drenagem ter inúmeras funções, ela não emagrece. .
- Mas porque em algumas fotos aparece uma pessoa mais inchada e depois sequinha?
Percebeu o termo inchado?! Pois é!
Na avaliação com o cliente se eu perceber que ela tem muita retenção (acúmulos de líquidos), eu vou indicar a drenagem sim! Mas indico avisando:
- Com a drenagem você NÃO vai emagrecer, pode ser que perca medidas, desinche, pela retenção.
Quem tem retenção líquida, nunca vai deixar de ter, então pode sempre está fazendo uso de protocolos que vão auxiliar nessa retenção. Porém essa talvez perca de medidas, não é pra sempre. Como eu falei, seu corpo vai reter líquido sempre, você vai inchar novamente, e na próxima sessão vamos ter mais percas de medidas.
Algumas mudanças na rotina da vida podem auxiliar na menor redução da retenção, e isso eu oriento também no protocolo, faço uso de dermocosméticos e nutricosméticos.
Então só uma pessoa com bastante retenção líquida, em foto vai ter resultados mais aparente. Se não tiver tanta retenção, nas fotos, a diferença é mais sutil. Porém efeito ele sempre vai fazer. Porque existe um sistema dentro do corpo, chamado de sistema Linfático, que tem como função drenar esses líquidos, porém de forma mais lenta, o que fazemos e acelerar esse sistema.

6- A cinta diminui medidas e emagrece?


E lá vem a história da cinta! 😂 No último curso que dei me surpreendi em saber que médicos renomados, estão divulgando tal resultado. Sabem porque? Porque eles vivem de marketing. Recebem para divulgar uma linha. Nem tudo é o que parece.
Eu aceito que de vez em quando, em um evento, festa, primeiro encontro com o boy, pra aparentar estar mais modelada, usemos a cinta, eu uso em alguns momentos quando visto vestido, e não escondo das clientes, uso para não assar as pernas devido ao atrito com função de não escurecimento.
A cinta tem função de compressão, afina silhueta, porém não emagrecem nem afinam cintura com o tempo, nem auxiliam na queima de gordura.
Onde tá o erro?
A cinta com o uso prolongado traz FLACIDEZ MUSCULAR. Sempre explico da seguinte forma: quando passamos por um boy lindo, a nossa primeira reação é puxar o abdome pra dentro e esticar a coluna, para aparentar mais magra, o que acontece no corpo? Estamos ativando naquele momento o músculo abdominal, fazendo contração e relaxamento, por pouco que façamos isso ao longo do dia, já é suficiente para evitar uma flacidez muscular. Se usarmos cinta o dia todo, não fazemos a contração porque já estamos de cinta então pensamos: - não preciso murchar, já tô magrinha por causa da cinta. A falta da atividade que é normal ao corpo ter, traz a flacidez, por isso tanta gente hoje corre atrás da estética para tratar flacidez no abdome.
Outro mito é a cinta que queima gordura na academia. Juro nunca achei essa cinta. Kkk
A única que vejo todo mundo usando e achando que vai perder gordura na academia, tá levando só o cliente a ficar desidratado, o que você perde ali quando tira a cinta pós atividade, não é gordura, é suor. Você apenas desidratou. . Existem cintas posturais, para quem tem problemas, existem cintas pós cirúrgicas, existem cintas gestacionais. Todas elas tem período de tempo para serem usadas e para parar de usar.
Ah mas fulano usou a cinta por três anos e hoje e mais magra. Jura?
Ela emagreceu ou comprimiu os órgãos internos trazendo problemas de saúde no futuro? Já tentou ver um raio x de alguém que usou por tempo prolongado a cinta? A gordura pode até parecer que diminuiu, mas só porque ela estava comprimida, com o tempo ela volta, mas é os órgãos que foram comprimidos ficaram sempre comprimidos.

7- Quando fazer uma drenagem?

Ajuda a melhorar o humor e combater a ansiedade e TPM:  Uma meta-análise realizada em 2004 e que reuniu 37 estudos encontrou evidências de benefícios da drenagem linfática na redução na ansiedade e depressão.

Aumenta o sistema de filtragem do corpo: conhecida por sua capacidade de estimular os processos de limpeza naturais do corpo, que pode diminuir devido a fatores como dieta pobre ou exercício insuficiente.

Pode aumentar a energia: A drenagem linfática ajuda a estimular a circulação, garantindo que o sangue circule ao redor do corpo com maior vigor. Quanto melhor a sua circulação, mais energia você pode ter e mais eficazmente seus órgãos funcionarão, particularmente em relação à eliminação de toxinas.

Eficaz para o tratamento pós-operatório: Este tipo de massagem regenera tecidos para reduzir cicatrizes em locais de incisão cirúrgica, reduz o inchaço, desintoxica o corpo, ajuda a circular os glóbulos brancos para melhorar o processo de cicatrização, além de melhorar o bem estar e promover o relaxamento. O adequado é esperar pelo menos 6 semanas antes de receber uma, ou até que um médico libere o paciente para a massagem.

Reduz os desconfortos da gravidez: Durante a gravidez, muitas mudanças ocorrem no organismo feminino, causando queixas numeráveis, como por exemplo edema dos membros inferiores. O edema costuma ser comum na gravidez, e acontece por conta da retenção de sódio e água e mudanças na circulação relacionadas ao efeito do útero gravídico na veia cava inferior.

Melhora a amamentação: Algumas mulheres experimentam complicações durante a amamentação, que podem incluir dutos obstruídos, mamilos doloridos e ingurgitamento, além de ser doloroso e desencorajador. Apesar de os efeitos poderem melhorar e desaparecer completamente com o tempo, algumas mulheres optam por deixar de amamentar por causa deles. 

Fortalece o sistema imunológico: O sistema imunológico está ligado ao sistema linfático. De fato, se o fluxo de materiais linfáticos diminui, o sistema imunológico enfraquece. As massagens de drenagem linfática podem melhorar a função do sistema imunológico e aumentar a produção de anticorpos que combatem infecções. Massagens de drenagem linfática também podem reduzir a inflamação no corpo que causa doenças como artrite.

Possibilita o relaxamento: A maioria das massagens são relaxantes porque são silenciosas e envolvem o toque pessoal de um especialista. A drenagem linfática pode ser especialmente relaxante porque pode reduzir os níveis de dor no corpo.

- Ajuda a remodelar o corpo: A drenagem linfática pode ajudar a remodelar as coxas, quadril, barriga, braços, mas não remove permanentemente a gordura corporal. Em vez disso, ele pode atuar como um diurético para ajudar a livrar seu corpo do excesso de fluido, de modo que o peso que você pode perder é o peso da água, e é apenas temporário. 

Redução de Celulite: Devido ao uso de pressão e à circulação melhorada proporcionada, a drenagem linfática faz um ótimo trabalho para reduzir a celulite. É também uma ótima maneira de evitar que a celulite se desenvolva em primeiro lugar. 

0 Comments