sábado, 2 de maio de 2020

Livro 32: Viva a vagina


Sinopse: Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo! Viva a vagina explica tudo o que você sempre quis saber sobre a vagina, mas não ousou perguntar. Aprenda a verdade sobre orgasmos femininos, a dança dos hormônios menstruais e o que exatamente é a vulva. Este livro também oferece explicações detalhadas para finalmente entender como os diferentes tipos de contraceptivos funcionam no corpo, como é uma vulva “normal” e se o uso de meias pode mudar sua vida sexual. As estudantes de medicina e educadoras sexuais Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl utilizam os conhecimentos médicos para oferecer informações confiáveis e desmistificar o órgão sexual feminino. Com uma abordagem direta e bem humorada, é uma leitura obrigatória para mulheres (e homens!) de todas as idades.




Minha opinião: Recebi o livro e pensei " aff esse livro meio que da área da saúde vai ser um porre pra ler, vou deixar pra depois e ler o outro" . Ai no meio do caminho, vi as noticias liberadas pela própria editora e tornei a pensar: " não é possível que esse livro seja isso tudo que tão dizendo". Encerrei o livro no meio do percurso e vim ler o Viva a vagina. Posso dizer que foi um tapa na cara, o livro além de cômico, me ensinou inúmeras coisas que eu não imaginava, e olha que sou da área de saúde, imagina para quem não é? Esse livro te dá a sensação de você estar sentada de frente a sua médica e perguntar coisas que você nunca ousou fazer. É uma consulta particular, intima, e de muito aprendizado. Viva a vagina foi escrito por duas estudantes de medicina que acreditavam que os médicos ou as pessoas também não tinham a coragem de falar sobre a vagina de forma tão liberta como foi feito nesse livro. E eu sou prova viva de que inúmeras vezes fui na médica e quis perguntar mil coisas, mas pensei que eram perguntas idiotas e que a médica nem teria vontade de me responder porque era algo tão besta que eu teria como OBRIGAÇÃO saber a resposta. Ou perguntas que eu nem sabia como perguntar, que envolvem sexo e doenças.


Em resumo foi exatamente isso que eu amei no livro, foi essa intimidade, esse tanto informação que expressaram de forma fácil, assuntos tão difíceis. Como não é uma história com seguimento, resolvi salvar os pontos mais importantes do livro para que vocês tivessem uma ideia:

- Os primeiros capítulos é bem anatômicos. Confie e continue. Tudo na vida precisa de uma introdução.
- Mitos e verdades sobre o clitóris e o hímen. Bem interessante para quem tiver dúvidas sobre virgindade.
- Tema desconhecido: as autoras explicam como nossas vaginas no desenvolvimento ainda no útero, se parecem com pênis. Por isso alguns médicos inicialmente se confundem ou preferem esperar pra ter certeza. Na verdade é o mesmo órgão que se desenvolve de maneira diferente. (aprendi no livro!)
- Nossas dúvidas com relação a nossa sexualidade (sexo genético x físico x psicológico).
- Corrimentos e menstruação. Dúvidas sobre cor, dores, cheiros, o que é verdade e o que é mentira. Inclusive aprendi no livro que não existe calcinha limpa. Ter corrimento é natural (o corrimento normal tá! Leia o livro e vá descobrir qual é).
- Métodos contraceptivos para quem quer iniciar no sexo, para quem já tá lá, para quem não quer engravidar. Todos os tipos, dos mais confiáveis aos que nem tanto. (Me esclareceu muita coisa.)
- Primeira vez, kama-sutra, sangramento, mudanças no corpo depois da menstruação e do sexo. Tudo explicado de maneira fácil, sem paranoia e vergonha. Queria que esse livro tivesse lançado anos atrás.
- Anticoncepcionais (mitos e verdades) - Olha que eu já tive dúvidas com eles, parei de tomar, voltei e fiquei no rala e rola com esses remédios com medo do que andavam falando sobre ele.
- Aborto e tipos de aborto. Tema sempre bombástico, onde a autora explica o assunto mais da melhor forma decide não dar sua opinião sobre.
- Patologias que podem ocorrer na vagina, como, porque e tratamentos.


É difícil explicar esse livro em uma resenha escrita porque é muita informação interessante que posso deixar de passar aqui, mas todas as mulheres deveriam ler esse livro, sem idade previa, desde adolescentes que não fizeram ainda sexo, a adolescentes, adultos e ate idosos, da área de saúde e fora dela. É tão bom que eu literalmente não consigo explicar quão bom ele é. Ele ajuda e esclarece duvidas desde o inicio de quem começou a menstruar até aquelas pessoas que já tem experiência de sobra na vida e ainda vai aprender muito com esse livro. É um livro sem censura e sem classificação que você entra sem saber o que realmente vai ter ali e sai dizendo: Po@#$ aprendi muito com esse livro. Dá pra entender? Não!? Então segura que essa semana tem vídeo.

" Infelizmente, para muitas, crescer significa ter experiências sexuais desagradáveis que levam a dificuldades em outras fases da vida. Não deveria ser assim."

" Xoxota, perereca, periquita, boceta e assim por diante. Vulva talvez não seja a palavra mais usada, mas se você é mulher e olha para o que está entre suas pernas, é isso que vai encontrar."

" O anticoncepcional hormonal só impede que o óvulo selecionado seja liberado do ovário todo mês."

" Sangramento muito esparso, o sangue pode permanecer algum tempo dentro do útero e, de certa forma, ficar mais sólido, mas o corpo também se livra do sangue coagulado, tudo por conta própria. "

" A não ser que certas atividades a incomodem ao praticá-las, você pode fazer o que quiser quando está menstruada. Sinta-se livre para ficar de ponta-cabeça, correr uma maratona, nadar ou fazer sexo - você é quem manda. Muitas vão té da opinião de que atividade física ajuda a aliviar a cólica menstrual. "

" O ciclo menstrual de mulheres que passam muito tempo juntas sincroniza. "

" Se o parceiro estiver bem preparado, é um bom sinal. Pode indicar que ele tem um cérebro. "


A Marie Claire entrevistou as autoras e eu achei bem interessante, confira: (aqui!)


Quem leu o que achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizações do Instagram

SnapWidget · Free Widget