sexta-feira, 17 de abril de 2020

Livro 26: MINDSET


Sinopse: Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de "mindset", é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.




Opinião: Mais um livro da nossa editora amada a Companhia das Letras. Quem me acompanha pelos stories do instagram, viu que esse foi o único livro que quando eu vi, cheguei a falar que talvez não fosse gostar dele, já que não tinha muito o meu estilo de leitura. Por isso acabei deixando para ler ele por último. Mas o que aconteceu foi totalmente diferente.
Amei todos os livros que recebi da editora, mas esse foi um dos melhores e que mais me surpreendeu. Com leitura leve, histórias intrigantes, e que realmente te dá um problema e como resolver, diferente dos blá- blá- blá que vemos por ai.
O livro explica que existem duas formas de pensar, o mindset fixo e o de crescimento. No decorrer do livro, ele explica de várias formas sobre esses mindsets, conta história de pessoas famosas como exemplos de vida, e de como as pessoas superaram o mindset fixo.
O mindset fixo, são pessoas que acreditam que elas são o que são e pronto, ninguém muda. 
O mindset de crescimento, são pessoas que não tem medo, ou não apresentam esse medo, e que nos momentos difíceis não desistem, ao contrário, ganham forças para continuar e vencer aquela batalha.
E exatamente nesses momentos que a autora começa a mostrar que tipo de atitudes tem os dois mindsets, e é exatamente também nesse momento que você automaticamente se encaixa em um deles. Eu facilmente me identifiquei no mindset fixo.
 Os capítulos são divididos em áreas da vida: relacionamentos, empregos, negócios, esportes, filhos
Desde então tenho me policiado muito para deixar de estar no mindset fixo e começar a minha mudança para o mindset de crescimento. Umas das coisas que eu mudei foi ter medo de abrir um negócio com medo de que ele fosse dar errado, e isso é característica do mindset fixo.
Ele também explica porque crescemos com um mindset, o que nos faz definir um deles, quem nos influencia, como isso acontece e como isso implica em nossas vidas, e esse foi um dos capítulos mais interessante do livro, já que apesar de ser algo que todo mundo faça ideia, que nascemos e ficamos parecidos com nossos pais e com a educação que recebemos, e pelas evidências e experiências mostradas no livro, que nos damos conta de como isso faz com que tomamos outros rumos em nossas vidas.
Não é um livro com formula milagrosa de mudança, mas também não é aquele livro que você acha que é um monte de nada. Ele te dá uma fórmula para o sucesso, mais é um sucesso difícil e que você tem que lutar para mudar, não é um investimento fácil, nem rápido.
O último capitulo é o melhor. E nele que vem todo o spoiler! Dicas infalíveis de como você transformar sua vida e seus pensamentos.
Eu terminei o livro estasiada! Consegui identificar em que momentos e áreas da minha vida eu estava agindo errado, ou agindo de acordo ao meu mindset fixo e como eu poderia mudar isso.

"  Quais são as consequências de imaginar que nossa inteligência ou nossa personalidade são características que podemos desenvolver, em vez de constituírem algo fixo, um traço profundamente arraigado? "

" Nem sempre as pessoas que começam a vida como as mais inteligentes acabam sendo as mais inteligentes."

" A opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida. Ela pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você."

" Você é capaz de mudar seu mindset. "

" Indivíduos que acreditam em características imutáveis têm uma urgência em serem bem-sucedidos e, quando o conseguem, sentem algo mais do que orgulho. Podem ter uma sensação de superioridade, pois o sucesso significa que seus traços imutáveis são melhores do que os demais. "

"Se você é alguém quando tem sucesso, o que você é quando fracassa? "

" É preciso esforçar-se ao máximo pelas coisas que mais amamos. E, quando nosso amor é a música, a luta é a mais difícil de toda a vida."

" Sucesso significa ser o melhor de você mesmo, e não ser melhor do que os outros; o fracasso é uma circunstância, e não uma condenação; o esforço é a chave do sucesso."

Gostaram da resenha? Que tal adquirir o livro? 




2 comentários:

  1. Oi Tutty!

    Acho muito legal esses livros que abrem a nossa mente para olhar como lidamos com as coisas e como podemos melhorar.

    Fazia muito tempo que eu não passava aqui né? Acho que estou colocando minha vida nos trilhos pós-bienal :)

    beijos

    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em bienal! Morri de inveja de suas postagens! kkkk
      Esse livro é realmente incrível!
      bjo

      Excluir

Atualizações do Instagram

SnapWidget · Free Widget